No Rito Escocês Antigo e Aceito, o Aprendiz não utiliza régua. Porém, este instrumento tem importante papel simbólico na passagem do grau de Aprendiz para Companheiro. No cerimonial são utilizadas duas réguas, uma lisa, sem graduação, e outra graduada, com 24 polegadas. Uma vez que estas não são ferramentas de Aprendiz, qual a explicação do seu uso pelo Aprendiz na elevação?
Para responder a esta pergunta é necessário que entendamos que os procedimentos ritualísticos que são adotados têm sempre uma razão ligada à concepção e doutrina do rito. Nesse sentido, precisamos voltar no tempo e analisar as páticas operativas das antigas corporações de ofício. Naqueles tempos, não haviam graus maçônicos como hoje, mas tão somente duas classes de trabalhadores da pedra: os Aprendizes Admitidos e os Companheiros do Ofício.
Era comum que o Companheiro mais experiente fosse escolhido para coordenar a obra, sendo por isso chamado de Mestre da Obra. Apesar do título, não estamos falando aqui do grau de Mestre, mas somente de uma designação dada ao obreiro que liderava o canteiro.
Os Aprendizes, por sua vez, eram classificados de acordo com o estágio em que se encontravam no aprendizado do trabalho na pedra. O aprendiz com estágio inicial de aprendizado era chamado de Rough Mason, enquanto que o Aprendiz que já estava em um estágio mais instruído e mais próximo de concluir o interstício para passar à classe dos Companheiros era chamado do Stone Mason.
Na prática de seu ofício, os Aprendizes mais novos (Rough Mason) comumente utilizavam uma régua lisa para uma primeira conferência do preparo das pedras que estavam desbastando. Esta régua não era graduada porque a finalidade do seu uso não era medir, mas tão somente conferir a superfície da pedra depois do primeiro desbaste. A medição das pedras ficava a cargo dos Companheiros de Ofício (Fellow Craft), que então faziam o uso de outra régua, a graduada, para conferência das pedras.
Este é o porquê de o aprendiz portar uma régua lisa na cerimômia de elevação no REAA, isto porém, de modo algum quer dizer que a régua é ferramenta simbólica do Aprendiz no REAA. É por isto também que a régua graduada de 24 polegadas é ferramenta do Companheiro no rito.
A régua graduada permite traçar linhas retas que pode ser prolongadas ao infinito, e simboliza o direito inflexível e a lei moral, no que tem de mais rigoroso e imutável. Essa ferramenta ajuda o Companheiro a traçar seu programa de trabalho, isto é, tem a ver com o método. A régua indica que o tempo, de maneira equilibrada e harmoniosa, deve ser dividido entre a meditação e estudo, trabalho e repouso, ou seja, a régua nos dá a medida de tempo que deve ser dispensado e para dosar a força que deve ser empregada em conjunto com outras ferramentas.
----------
A∴R∴L∴S∴ Gralha Azul, nº 2514 - Benfeitora da Ordem
Or∴ São José dos Pinhais, PR - REAA/GOB

Comentários
Postar um comentário